SAL MARINHO
NOSSOS EQUIPAMENTOS GARANTINDO A QUALIDADE E PUREZA DO SAL
A IMPORTÂNCIA DO SAL
O sal marinho é um sal principalmente constituído de cloreto de sódio, obtido por evaporação da água do mar. Existem outros sais sólidos diluídos no mar, mas o cloreto de sódio representa 77% do total.
O sal oferece inúmeras aplicações em suas diversas formas, a maior parte delas na indústria química. É empregado na fabricação de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico, vidro, alumínio, plásticos, têxteis, borracha, hidrogênio e celulose, entre outros itens.
O sal também é largamente utilizado "in natura" na indústria alimentícia, na alimentação humana e animal e na preservação de alimentos. Apenas 5% da quantidade extraída é consumida como sal doméstico.
PROCESSO PRODUTIVO
O processo de obtenção do sal marinho divide-se nas seguintes etapas:
-
Captação da água do mar: A água salgada é captada, bombeada para os tanques de evaporação.
-
Salina: A evaporação natural provocada pelo sol e pelo vento aumenta gradativamente a concentração dos sais presentes na água até o ponto em que a salmoura está quase saturada de cloreto de sódio.
-
Evaporação: Nessa fase, a água é transferida para os evaporadores, onde ocorre a precipitação do cloreto de sódio.
-
Centrifugação: Os cristais de sal já estão formados, mas ainda contêm água. As centrífugas são responsáveis pela lavagem dos cristais e separação final da água antes da secagem.
-
Secagem: Após as centrífugas o sal ainda carrega uma leve umidade que é removida em secadores tipo Leito Fluidizado que secam e esterilizam o produto antes de ele ser embalado.
-
Embalagem: Etapa final do processo, onde o produto já encontra-se pronto para o consumo.
CENTRÍFUGA VIBRATÓRIA HSG
A SIEBTECHNIK TEMA já forneceu diversas centrífugas Vibratórias HSG para as principais empresas da indústria salineira. Este modelo foi especialmente projetado para processamento de materiais abrasivos em geral, como o sal grosso por exemplo.
O deslocamento dos sólidos ocorre de forma natural, gerado apenas pela vibração axial do cesto da centrífuga dispensando o uso de partes rotativas necessárias para transporte do produto.
Devido a ausência de componentes rotativos em contato com o produto, esta centrífuga possui baixíssimo índice de desgaste em suas partes internas, podendo ainda ser fornecida com revestimento anti-abrasão e anti-corrosão no cesto e no tubo de alimentação.
A centrífuga Vibratória HSG possui alta capacidade de produção, podendo operar com até 450Ton/h de sólidos.
CENTRÍFUGA CONTURBEX
Consagrada por sua alta tecnologia em diversas aplicações industriais, a centrífuga Conturbex também é utilizada pelas principais empresas produtoras de sal refinado para separação sólidos-líquidos durante o processo de lavagem.
A centrífuga Conturbex permite processar polpas com diferentes concentrações de sólidos entre 15 a 70% sem a ocorrência de problemas de vibração. Sua tela filtrante permite excelente deságue dos cristais com perdas mínimas de sólidos.
O sistema de transporte dos cristais é realizado por uma rosca raspadora que opera em rotação maior que a rotação do cesto. A rosca raspadora pode ser fabricada com materiais altamente resistentes a corrosão e revestimento anti-abrasivo nas faces de ação dos filetes.
SECADOR LEITO FLUIDIZADO
A TEMA PROCESS oferece tecnologias avançadas para secagem de diversos tipos de sais, como sal marinho, sal de rocha ou de salmoura.
Os Fluid Bed Dryers/Coolers estão disponíveis em diversas capacidades e são fabricados utilizando materiais resistentes a corrosão, como aço inox AISI-316L ou outros tipos de ligas metálicas.
Os secadores oferecem como opção a possibilidade de recirculação do ar quente, proporcionando melhor eficiência térmica e reduzindo custos operacionais.
Além do processo de secagem, o Leito Fluidizado também é capaz de resfriar o sal no mesmo equipamento, possibilitando descarregar o produto seco à temperatura ambiente antes de ser embalado.